Bem-estar Animal
Ver TodasVÍDEO: Como as fezes podem ajudar a monitorar a saúde dos animais
24 jun 2024
Paloma Griesang
Sim, as fezes dos animais podem dizer muita coisa sobre a saúde, principalmente, do trato gastrointestinal, e ainda auxiliam no controle sanitário.
A análise do aspecto das fezes, aliada a exames complementares, como o pH fecal, possibilita o rápido diagnóstico de distúrbios fisiológicos e metabólicos, como acidose, cetose, intoxicação por plantas, entre outras doenças associadas a alterações do conteúdo fecal.
É possível monitorar este aspecto por meio do escore de fezes, uma importante ferramenta de controle e prevenção. O escore tem cinco categorias em que as fezes podem ser enquadradas:
- Líquidas
- Moles
- Pastosas
- Firmes
- Duras
Nossas recomendações
- Para animais adultos, o escore de fezes ideal corresponde à consistência pastosa, com odor característico, coloração verde-amarronzada e com pouca ou nenhuma presença de grãos;
- A porcentagem aceitável de incidência de diarreia no rebanho deve estar entre 3% e 6%;
- Já que uma das principais enfermidades que acometem a categoria de cria nas primeiras semanas de vida é a diarreia, caracterizada pelas fezes líquidas, o monitoramento diário da saúde das bezerras deve incluir a observação da consistência das fezes produzidas.
Leia mais no nosso Manual de Bem-Estar Animal
Crédito da foto: aleksandarlittlewolf / Freepik