Bem-estar Animal
Ver TodasVÍDEO: o impacto da socialização e dos estímulos do ambiente no bem-estar de bezerras
“Imprinting comportamental”. O termo pode parecer estranho, mas é muito importante. Os imprintings são comportamentos adquiridos do ambiente e de forma inata (genética). Os estímulos ambientais são os que mais exercem influência e acompanham o animal a vida toda.
No caso dos bovinos, seres que naturalmente possuem hábitos gregários, as características comportamentais dependem, principalmente, da interação/comunicação com os integrantes do grupo, por meio das percepções sensoriais, como visão, audição, olfato e tato.
As restrições das motivações naturais do animal em busca de contatos físicos e estímulos
adequados, que seriam proporcionados pela mãe ou por outros membros do rebanho, são denominadas privações. As privações podem resultar em consequências negativas aos desenvolvimentos fisicos e comportamentais dos bezerros, em curto e longo prazos. Um exemplo, são as mamadas não nutritivas, consideradas indicadores de falta de bem-estar.
Portanto, independentemente do sistema de criação adotado (individual ou coletivo), é indispensável viabilizar que os animais expressem o comportamento da forma mais natural possível, sem privações.
Nossas recomendações
- Após 8 semanas de vida, recomenda-se que o sistema de criação permita a interação social
entre os bezerros, em pares ou grupos; - Padronizar os lotes de acordo com o peso, a altura e a idade (no máximo, sete dias de
idade entre os animais); - Ao usar baldes coletivos com bicos, higienizar os utensílios e monitorar se todos os animais consomem confortavelmente o leite;
- Os animais devem estar limpos, com baixo escore de sujidade nas pernas e na barriga. Para avaliar o grau de conforto, é possível avaliar o escore de aninhamento (o quanto as patas do bezerro, quando deitado, são encobertas pela cama);
- Os animais desaleitados devem ser alocados em baias e/ou piquetes que permitam a expressão de comportamentos normais de alimentação, consumo de água, repouso, excreção e locomoção.
Leia mais no nosso Manual de Bem-Estar Animal
Crédito da foto: vwalakte / Freepik