Bem-estar Animal

Ver Todas
VÍDEO: como monitorar e prevenir problemas de locomoção das vacas

VÍDEO: como monitorar e prevenir problemas de locomoção das vacas

24 jun 2024
Paloma Griesang

As alterações do sistema locomotor em bovinos leiteiros podem acarretar amplo prejuízo financeiro ao sistema, uma vez que determinam desconforto ao andar, menor tempo de permanência “em pé”, menos movimentação até o local de fornecimento do alimento, menor consumo de matéria seca e, consequentemente, impacto negativo sobre a produção leiteira e o bem-estar animal (Gomes & Cook, 2010).

Os problemas de casco podem ser relacionados às alterações metabólicas, ao elevado peso corporal associado à má conformação corporal, ao tempo de permanência em estação (de pé), aos fatores ambientais e, até mesmo, à nutrição. Para minimizar os prejuízos decorrentes das afecções podais, é fundamental estabelecer o diagnóstico e o plano de ação que impedirá o agravamento do problema e reabilitará o animal.

Para que o tratamento dos acometidos seja rapidamente iniciado, é necessário monitorar o rebanho e identificar sinais de claudicação (manqueira) ou de algum grau de dificuldade de locomoção. A ferramenta que permite classificar e atribuir nota ao animal em estação e em movimento, com atenção especial à postura dorsal, é o escore de locomoção.

O escore vai de 1 (vacas sem alteração na postura) até 5 (muita dificuldade de locomoção). O manejo preventivo por meio do monitoramento é essencial para o bem-estar e longevidade dos animais.

Nossas recomendações

A avaliação da locomoção deve ser feita em local dotado de piso plano e seco, além dos demais aspectos que conferem segurança aos animais. Se o objetivo for monitorar o bem-estar e conforto dos animais, 25% do rebanho, no mínimo, deve ser examinado. Quando o objetivo é identificar afecções podais, recomenda-se avaliar 100% do rebanho.

Associados à avaliação do escore de locomoção, para a redução da incidência de afecções podais, são recomendados manejos preventivos, como: casqueamento estratégico, manutenção sanitária dos ambientes de permanência do rebanho e condução gentil dos animais.

A porcentagem de vacas com claudicação severa (Escore 5) não deve exceder 5%.

Uma vez identificado o comprometimento do aparelho locomotor, proceder com o tratamento e as demais medidas de controle recomendadas pelo Médico Veterinário.

Mais informações e o escore completo você encontra no nosso Manual de Bem-Estar Animal

Crédito da foto: wirestock / Freepik

VÍDEO: como monitorar e prevenir problemas de locomoção das vacas

Inscreva-se para receber as últimas postagens

Receba em seu e-mail as ultimas notícias em primeira mão.

    Últimas da Academia

    29 out 2025

    Manual Metodológico Projeto Lactaleite

    O Manual Metodológico do Projeto Lactaleite está disponível para consulta no link abaixo. Manual Metodológico Projeto Lactaleite

    Fernanda Steffens
    Continuar Lendo Seta
    28 out 2025

    Programa de Pagamento por Qualidade do Leite Lactalis Brasil

    Confira na tabela em anexo as informações completas sobre o Programa de Pagamento por Qualidade. Nela, você encontrará os critérios avaliados, os bônus oferecidos e os parâmetros utilizados para a determinação dos valores de

    Fernanda Steffens
    Continuar Lendo Seta
    26 set 2025

    Quando continuar é vencer: a história inspiradora de uma família nordestina na produção leiteira

    “Parar ou continuar com a atividade?”: foi com esta dúvida que Dizimar Delgado e seus filhos entraram na atividade leiteira para valer. Tudo começou em 2012, quando Dizimar ficou viúva. Cabia a ela decidir: parar ou continuar. A

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta
    12 set 2025

    Como o sucedâneo lácteo contribui para a sustentabilidade

    Os benefícios de um bom sucedâneo lácteo vão muito além de apenas nutrir os animais. Ele também traz ais simplicidade para a rotina da propriedade, uma vez que está sempre a disposição para o preparo. Ele é também mais

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta