Bem-estar Animal

Ver Todas
VÍDEO: Quando a eutanásia é a opção mais digna para os animais

VÍDEO: Quando a eutanásia é a opção mais digna para os animais

24 jun 2024
Paloma Griesang

Nenhum produtor gosta ou quer perder animais de seu rebanho. A morte das vacas, do ponto de vista econômico, é a pior forma de retirar um animal do rebanho. No entanto, muitas vezes, os óbitos são inevitáveis. O professor Marcelo Cecim lembra que, na vida, a morte é sempre uma certeza, mas que o sofrimento pode ser evitado.

É neste ponto que a eutanásia pode se tornar a melhor opção. A palavra “eutanásia” deriva do grego: “eu” (bom) e “thanatos” (morte). A prática constitui a forma humanitária de sacrificar o animal, sem dor e com o mínimo de estresse possível. É uma maneira controlada e assistida, com o objetivo de aliviar a dor que já não pode ser mitigada por analgésicos e sedativos, ou quando o estado de saúde do animal impossibilita vias de tratamento. Ou seja, quando prolongar a vida do animal só traria mais sofrimento para ele.

Cecim destaca que, hoje, no Conselho Internacional do Bem-Estar Animal de Vacas Leiteiras se discute quantos porcento dos animais que morrem nas fazendas são eutanasiados e quantos ficam sofrendo até morrer.

O professor questiona por que no Brasil se realiza pouco o abate humanitário. “Normalmente é realizado de forma tardia. Por que temos essa cultura do descaso? De deixar um animal sofrendo até que ele morra”, considera.

Ele defende que os animais têm direito de ter o seu sofrimento aliviado. “Isso é muito mais que um processo, é uma cultura que as pessoas que prezam por suas vacas precisam desenvolver no Brasil”, defende.

Por que é importante?

Os animais são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir, interpretar e responder aos estímulos de dor e sofrimento. Por esse motivo,  a eutanásia deve ser alicerçada em diretrizes e normas que garantem o atendimento aos princípios do bem-estar animal e da ética profissional.

Ao contrário do que muitos pensam, a eutanásia não se limita apenas ao momento de morte iminente. Situações específicas, desde que guiadas por normas técnicas, demandam a realização do procedimento.

Casos em que a eutanásia é recomendada para bovinos leiteiros

  1. Para eliminar a dor ou o sofrimento que acomete o bem-estar animal de forma irreversível, não sendo possível o controle por meio de medicamentos ou outros tratamentos.
  2. Se representar ameaça à saúde pública.
  3. Se representar ameaça ao meio ambiente
  4. Se o animal for objeto de ensino ou pesquisa científica (nesse caso, deve ser autorizado pela Comissão de Ética no Uso de Animais da instituição responsável.
  5. Quando o custo do tratamento for incompatível com a atividade produtiva ou com os recursos financeiros do proprietário.

Orientações, normas e recomendações

Por meio da Resolução nº 714 de 20 de junho de 2002, atualizada em maio de 2012, a partir da publicação da Resolução CFMV nº1000/2012, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) instituiu normas reguladoras aos procedimentos de eutanásia em animais.

Confira também as nossas recomendações sobre o procedimento:

• A taxa de mortalidade de vacas e bezerras não deve exceder 3,5% e 5%, respectivamente.

• A eutanásia é considerada um procedimento clínico. Por isso, seus aspectos técnicos devem ser supervisionados por Médico Veterinário com registro ativo no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CFMV).

• O processo deve ocorrer com ELEVADO GRAU DE RESPEITO e de acordo com a apresentação do animal (idade e estado fisiológico).

• O ambiente escolhido para o procedimento deve ser limpo, livre de ruídos e movimentação.

• Os métodos de eutanásia aceitáveis são descritos na resolução CFMV nº 1000/201: anestésicos gerais injetáveis; anestesia geral prévia, seguida de cloreto de potássio ou cloreto de potássio e bloqueador muscular; e pistola de ar comprimido, seguida de exsanguinação (sangramento).

• A escolha do método – seguro para os envolvidos e para o meio ambiente – deve ser pautada na facilidade de operação e nos possíveis riscos associados.

• Antes de realizar o descarte, a morte do animal deve ser confirmada pelo profissional responsável pelo procedimento.

• O descarte do animal e dos dejetos remanescentes deve seguir as normas previstas na legislação vigente.

• No caso de zoonoses ou epidemias, os métodos de eutanásia podem sofrer alteração, mas os princípios básicos de atendimento ao bem-estar animal e à segurança do animal e das pessoas envolvidas devem ser mantidos.

• Em casos de suspeita ou confirmação de doenças de notificação compulsória, os órgãos competentes devem ser imediatamente comunicados.

Mais informações no nosso Manual de Bem-Estar Animal

Crédito da foto: wirestock / Freepik

VÍDEO: Quando a eutanásia é a opção mais digna para os animais

Inscreva-se para receber as últimas postagens

Receba em seu e-mail as ultimas notícias em primeira mão.

    Últimas da Academia

    29 out 2025

    Manual Metodológico Projeto Lactaleite

    O Manual Metodológico do Projeto Lactaleite está disponível para consulta no link abaixo. Manual Metodológico Projeto Lactaleite

    Fernanda Steffens
    Continuar Lendo Seta
    28 out 2025

    Programa de Pagamento por Qualidade do Leite Lactalis Brasil

    Confira na tabela em anexo as informações completas sobre o Programa de Pagamento por Qualidade. Nela, você encontrará os critérios avaliados, os bônus oferecidos e os parâmetros utilizados para a determinação dos valores de

    Fernanda Steffens
    Continuar Lendo Seta
    26 set 2025

    Quando continuar é vencer: a história inspiradora de uma família nordestina na produção leiteira

    “Parar ou continuar com a atividade?”: foi com esta dúvida que Dizimar Delgado e seus filhos entraram na atividade leiteira para valer. Tudo começou em 2012, quando Dizimar ficou viúva. Cabia a ela decidir: parar ou continuar. A

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta
    12 set 2025

    Como o sucedâneo lácteo contribui para a sustentabilidade

    Os benefícios de um bom sucedâneo lácteo vão muito além de apenas nutrir os animais. Ele também traz ais simplicidade para a rotina da propriedade, uma vez que está sempre a disposição para o preparo. Ele é também mais

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta