Bem-estar Animal

Ver Todas
Onda de calor: fique atento ao estresse térmico

Onda de calor: fique atento ao estresse térmico

3 mar 2025
Paloma Griesang

O Brasil tem vivido sucessivas ondas de calor neste verão. A mais recente iniciou na sexta-feira (28/02) e deve se estender até o domingo (09/03). Em algumas regiões, como no Sul do país, parte do Mato Grosso e São Paulo, as temperaturas chegam a ficar de 5ºC a 7ºC acima da média.

A situação pode começar a mudar a partir de domingo (09/03), quando uma frente fria deve avançar, ingressando pelo Rio Grande do Sul.

O calor, por si só, já é prejudicial aos animais e à produção pois gera estresse térmico. Em uma onda de calor, em que as temperaturas ficam muito acima da média por longo período de tempo, a situação é ainda mais delicada.

O estresse térmico pode gerar redução do apetite, aumento da frequência respiratória e diminuição na produção de leite. Os efeitos podem ser ainda maiores em raças altamente produtivas, como a Holandês.

Alguns sinais de estresse térmico são: vacas que se levantam e começam a ofegar, vacas que babam, aumento de fluxo sanguíneo subcutâneo. O resultado é que os animais direcionam mais energia para a termoregulação, diminuindo a produção de leite. O calor intenso também diminui o consumo de matéria seca entre 10 e 15%.

Para monitorar as condições de conforto térmico, existem índices como o Índice de Temperatura e Umidade (ITU), que estabelece classes de acordo com a reação fisiológica e comportamental do animal. Confira:

Dicas para aliviar o estresse térmico

As ondas de calor que intensificam o estresse térmico, já natural em épocas de calor, evidenciam ainda mais a importância da tomada de cuidados com o bem-estar animal e conforto térmico proporcionados aos rebanhos. Com medidas muitas vezes óbvias e simples, é possível, ao menos, aliviar o estresse térmico dos animais. Confira algumas de nossas recomendações:

  • Monitore o ITU do ambiente e as reações comportamentais e fisiológicas dos animais, como a frequência respiratória e temperatura retal.
  • Instale equipamentos que garantam conforto térmico aos animais, como aspersores de água e ventiladores.
  • É FUNDAMENTAL garantir sombra adequada para todos os animais. O ideal são de 3,5m² a 4,25m²/vaca. Opções de sombra: árvores, teto, sombrite, etc.
  • Forneça ÁGUA FRESCA, limpa e de qualidade à vontade.
  • Planeje o número de animais por bebedouro.
  • Adeque os horários de ordenha e alimentação.

Onda de calor: fique atento ao estresse térmico

Inscreva-se para receber as últimas postagens

Receba em seu e-mail as ultimas notícias em primeira mão.

    Últimas da Academia

    17 abr 2025

    Boa gestão na produção de leite transforma vidas e faz história no RS

    A história de Elido Ortigara com a atividade rural começa muito antes dele: em 1918 com a imigração italiana e a chegada de seu avô em Taquaruçu, no noroeste do Rio Grande do Sul. O avô deixou sua fazenda para o filho mais novo, o

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta
    1 abr 2025

    Produtor assistido pelo projeto Lactaleite em MG apresenta ótimo desempenho

    O programa Lactaleite tem trazido ganhos importantes de produtividade para produtores de Leite da Lactalis. O produtor Alisson Gonzaga, de Divinópolis/MG revela através dos indicadores de desempenho estes ganhos importantes de

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta
    24 mar 2025

    Dia de Campo Delas leva mulheres à fábrica e a fazenda modelo no Paraná

    As mulheres de Carambeí/PR também tiveram um dia especialmente preparado para elas. O dia teve diversas atividades, começando pela visita guiada à fábrica da Lactalis na cidade. Elas também tiveram atividades na Fazenda Modelo, onde

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta
    24 mar 2025

    Dia de Campo Delas destaca a importância da mulher no agro em Goiás

    O Dia de Campo Delas está percorrendo o Brasil e chegou até Goiás. As produtoras goianas também tiveram um momento especialmente dedicado a elas neste mês de março. O encontro ocorreu na Fazenda Alegres, de Deusdete Oliveira e Dona

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta