Bem-estar Animal

Ver Todas
Onda de calor: fique atento ao estresse térmico

Onda de calor: fique atento ao estresse térmico

3 mar 2025
Paloma Griesang

O Brasil tem vivido sucessivas ondas de calor neste verão. A mais recente iniciou na sexta-feira (28/02) e deve se estender até o domingo (09/03). Em algumas regiões, como no Sul do país, parte do Mato Grosso e São Paulo, as temperaturas chegam a ficar de 5ºC a 7ºC acima da média.

A situação pode começar a mudar a partir de domingo (09/03), quando uma frente fria deve avançar, ingressando pelo Rio Grande do Sul.

O calor, por si só, já é prejudicial aos animais e à produção pois gera estresse térmico. Em uma onda de calor, em que as temperaturas ficam muito acima da média por longo período de tempo, a situação é ainda mais delicada.

O estresse térmico pode gerar redução do apetite, aumento da frequência respiratória e diminuição na produção de leite. Os efeitos podem ser ainda maiores em raças altamente produtivas, como a Holandês.

Alguns sinais de estresse térmico são: vacas que se levantam e começam a ofegar, vacas que babam, aumento de fluxo sanguíneo subcutâneo. O resultado é que os animais direcionam mais energia para a termoregulação, diminuindo a produção de leite. O calor intenso também diminui o consumo de matéria seca entre 10 e 15%.

Para monitorar as condições de conforto térmico, existem índices como o Índice de Temperatura e Umidade (ITU), que estabelece classes de acordo com a reação fisiológica e comportamental do animal. Confira:

Dicas para aliviar o estresse térmico

As ondas de calor que intensificam o estresse térmico, já natural em épocas de calor, evidenciam ainda mais a importância da tomada de cuidados com o bem-estar animal e conforto térmico proporcionados aos rebanhos. Com medidas muitas vezes óbvias e simples, é possível, ao menos, aliviar o estresse térmico dos animais. Confira algumas de nossas recomendações:

  • Monitore o ITU do ambiente e as reações comportamentais e fisiológicas dos animais, como a frequência respiratória e temperatura retal.
  • Instale equipamentos que garantam conforto térmico aos animais, como aspersores de água e ventiladores.
  • É FUNDAMENTAL garantir sombra adequada para todos os animais. O ideal são de 3,5m² a 4,25m²/vaca. Opções de sombra: árvores, teto, sombrite, etc.
  • Forneça ÁGUA FRESCA, limpa e de qualidade à vontade.
  • Planeje o número de animais por bebedouro.
  • Adeque os horários de ordenha e alimentação.

Onda de calor: fique atento ao estresse térmico

Inscreva-se para receber as últimas postagens

Receba em seu e-mail as ultimas notícias em primeira mão.

    Últimas da Academia

    13 ago 2025

    Como o Lactech promove uma nutrição otimizada das suas bezerras

    Bezerras bem nutridas hoje serão vaca mais saudáveis e produtivas no futuro. Por isso, o uso de sucedâneos lácteos de qualidade para alimentar as animais é essencial. Uma das opções do mercado, exclusiva para produtores Lactalis,

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta
    13 ago 2025

    Lactalis assina parcerias para desenvolvimento da cadeia produtiva do leite

    Na Captação de Leite da Lactalis, "Parceria de Desenvolve" não é apenas um slogan, é uma prática diária. Por isso, nas últimas semanas a empresa assinou duas novas parcerias paa fortalecer a cadeia produtiva do leite. Em julho,

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta
    13 ago 2025

    Lactalis lança nova tabela de bonificação por qualidade

    No mês de julho, o setor de Captação de Leite da Lactalis lançou uma nova tabela de bonificação pela qualidade do leite. O objetivo da nova gratificação é reconhecer a dedicação e engajamento na melhoria contínua do leite

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta
    10 jul 2025

    De Geração em Geração: conheça a fazenda que alcança sucesso aliando tradição, eficiência e empreendedorismo

    O Clube do Produtor segue apresentando os cases de sucesso do Lactaleite. Nossa “prosa”, desta vez, é com produtor Carlos Felipe Los, da região Carambeí, no Paraná. A família Los já tem mais de 100 anos na atividade leiteira,

    Paloma Griesang
    Continuar Lendo Seta