Bem-estar Animal

Ver Todas
VÍDEO: Enriquecimento ambiental aliado do bem-estar psicológico do rebanho

VÍDEO: Enriquecimento ambiental aliado do bem-estar psicológico do rebanho

24 jun 2024
Paloma Griesang

Falar de bem-estar animal não é apenas tratar das questões físicas. Sim, é importante, também, estar atento ao bem-estar psicológico dos animais. Como seres sencientes, eles também passam por sofrimentos e desconfortes de ordem psicológica.

A quinta liberdade encontra-se justamente neste ponto e define que os animais devem ser livres para expressar o seu comportamento natural. Uma das ferramentas utilizada para isso é o enriquecimento ambiental.

O enriquecimento ambiental, que se tornou o principal instrumento para o bem-estar psicológico dos animais, tem uma história longa, iniciada em 1973. À época, o estudante da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Charles Watson, conduziu o primeiro estudo sobre o tema em um zoológico. Já na década de 1980, profissionais de zoológicos norte-americanos perceberam que os ambientes de cativeiro para animais selvagens eram pouco estimulantes para a saúde psicológica dos animais.

Mas, afinal, o que é o enriquecimento ambiental? É um processo dinâmico em que mudanças na estrutura e implantações de manejos com estratégias físicas, sociais e sensoriais oferecem estímulos para aumentar o conforto e a capacidade de adaptação, tanto fisiológica quanto psicológica do animal confinado.

O professor Marcelo Cecim explica que ao criar as bezerras isoladas, sem a possibilidade de correrem ou terem alguma interação social, acaba levando a animais que tem um desenvolvimento atrasado. “Elas demoram mais para aprender a comer o concentrado, vão demorar mais para ter uma interação social no sentido de formar um grupo de animais”, explica. Segundo ele, “animais precisam ter o que fazer”.

Ele atenta, ainda, para a chamada “fase oral”, presente em praticamente todas as espécies de mamíferos. É uma fase em que os animais jovens começam a manipular os objetos com a boca. Dentro do enriquecimento ambiental, essa questão pode ser resolvida, por exemplo, com a instalação de cordas de sisal. “Para que elas possam mascar, exprimir essa necessidade com a boca. Isso evita comportamentos não-nutritivos, como a mamada cruzada, enrolar a língua ou acabar mascando objetos da baia”, exemplifica.

Cecim ainda destaca a possibilidade de criação das bezerras em dupla. “A criação em grupos inicia com duplas, uma dupla já é um grupo. Não existe nenhum trabalho que indique que a criação em dupla vai levar a um aparecimento maior de doenças do que em animais isolados”, pontua.

Nossas recomendações

Nos alojamentos dos animais adultos recomenda-se a implementação de escovas rotatórias para dar às vacas a oportunidade de expressarem os seus comportamentos naturais, além de contribuir com a manutenção de sua higiene corporal (Figura 1). Nas instalações de animais jovens, recomenda-se a inclusão de objetos, como bolas e pneus, que funcionem como distrações estímulos físicos, sensoriais e cognitivos. (Figura 2).

O uso de aspersores e nebulizadores de água também é considerado estratégia de enriquecimento ambiental físico.

Mais informações no nosso Manual de Bem-Estar Animal

Créditos da foto: Freepik 

VÍDEO: Enriquecimento ambiental aliado do bem-estar psicológico do rebanho

Inscreva-se para receber as últimas postagens

Receba em seu e-mail as ultimas notícias em primeira mão.

    Últimas da Academia

    26 jan 2026

    A força da união familiar é o segredo por trás do sucesso na atividade leiteira

    Rodolfo, que cursava Agronomia, renunciou à faculdade para desenvolver a atividade leiteira. Em 2006, mudou-se para a roça e começou a produzir leite com 20 vacas — 10 que ganhou da mãe e outras 10 compradas da irmã. Na época,

    Fernanda Steffens
    Continuar Lendo Seta
    24 dez 2025

    A produção leiteira renovada pela sucessão familiar

    Como tudo começou, Diretamente do oeste de Santa Catarina, apresentamos a trajetória de uma família que encontrou na organização, no cuidado e na sucessão familiar o caminho para fortalecer e ampliar sua produção leiteira. A

    Fernanda Steffens
    Continuar Lendo Seta
    29 out 2025

    Manual Metodológico Projeto Lactaleite

    O Manual Metodológico do Projeto Lactaleite está disponível para consulta no link abaixo. Manual Metodológico Projeto Lactaleite

    Fernanda Steffens
    Continuar Lendo Seta
    28 out 2025

    Programa de Pagamento por Qualidade do Leite Lactalis Brasil

    Confira na tabela em anexo as informações completas sobre o Programa de Pagamento por Qualidade. Nela, você encontrará os critérios avaliados, os bônus oferecidos e os parâmetros utilizados para a determinação dos valores de

    Fernanda Steffens
    Continuar Lendo Seta